ESPAÇOS

Organizamos o nosso espaço de maneira que as crianças sintam-se acolhida, para que os vínculos de afeto e cuidado sejam estabelecidos com segurança e respeito e as possibilidades de aprendizagens significativas correspondam ao momento de vida das crianças, de suas condições internas sobre o que as mobilizam na busca por conhecer, experimentar, explorar.

Apresentamos ambientes provocadores que convidam as crianças a vivenciarem novas possibilidades estéticas, com materiais potentes que suscitam a experimentação e descoberta do mundo a partir de suas próprias ações.

Quintal

A vivência com a natureza e seus elementos é diária e constitui repertório comum às crianças,  desde  bebês. Seja pelo contato direto com as texturas, as temperaturas, os volumes, a luminosidade, a diversidade de formas, as possibilidades de provar a própria capacidade de movimentação, a curiosidade pelo mistério e a transformação, seja pela observação dos processos naturais – mudanças na paisagem, acompanhamento dos ciclos na horta, surgimento de seres vivos em microssistemas – e também pelas investigações  acerca do mundo natural que ocorrem em contextos de ateliê.

 

quintal-crianças-correndo-árvore-escola-parlenda

Espaços Coletivos

A Varanda, o Solário, o Deck interno, a Praça, o Território de Água, o Território de Construtividade, são espaços  que permitem o trabalho em pequenos grupos associado a uma intencionalidade declarada pela professora. Por exemplo:  um   convite a  experimentar elementos conhecidos ou novas materialidades a serem exploradas, o  que propicia a  continuidade  das investigações, experimentações e produção de teorias provisórias por parte das crianças.

 

Refeitórios

Espaço onde os grupos de crianças realizam as refeições do dia, ambientado para acolher as crianças de forma respeitosa e agradável, com elementos estéticos que integram o momento da alimentação como uma situação prazerosa, promotora de vínculos afetivos  e de exercício da autonomia pelas crianças.

Salas de Referência

Lugar onde se organiza o cotidiano, rotinas e rituais e em que acontecem ações coletivas da turma, como assembleias ou ações de compartilhamento de contextos. Espaço composto por microambientes que acolhe as crianças, armazena as suas produções. abriga as memórias do vivido e restitui por meio de documentações o que se investiga, aprende ou constrói.

Recantos

Os ambientes externos, demarcados pela atmosfera natural repleta de plantas e áreas verdes, oferecem às crianças a oportunidade de vivenciar propostas e momentos de convivência com   outros grupos  de idades distintas. 

Open chat