Abordagens

Mão de criança mexendo com areia e folhas

Experiência pedagógica de Reggio Emilia/Itália

O  compromisso primordial  da Escola Parlenda é garantir que as crianças possam ser elas mesmas na construção de significados em sua experiência educativa. A experiência pedagógica de Reggio Emilia, Itália, propicia às crianças um ambiente educativo enriquecido de oportunidades para conhecer, explorar e expressar suas interpretações do mundo por meio das múltiplas linguagens.

​

Em um mundo cada vez mais complexo e conectado, a abordagem reggiana nos oferece caminhos para construir processos educativos que abraçam o dinamismo, a transdisciplinaridade e a diversidade.

Tal proposta valoriza a capacidade expressiva das crianças, que constroem competências e conhecimentos por meio de projetos que confrontam saberes cotidianos, referentes culturais e o pensamento científico. A participação, o protagonismo, a subjetividade, a estética e o pensamento divergente são valores que guiam as nossas práticas educativas.

Pedagogo italiano que atuou na fundação e construção do projeto pedagógico das escolas públicas do município de Reggio Emilia, nos inspira a pensar no conhecimento como uma grande rede e a acompanhar as crianças, a partir da pedagogia da escuta, em seus processos plurais de descoberta do mundo.

Loris Malaguzzi

image.png

A Parlenda também passou a integrar em sua proposta o Método Learning by Languages, como aprimoramento da abordagem reggiana, que sintetiza as mais inovadoras teorias pedagógicas.

Assim, o projeto pedagógico da Escola Parlenda, em consonância com os princípios do  método Learning by Languages, funda-se na projetação, na observação e na documentação como estratégias educativas que garantem às crianças a possibilidade de aprenderem e se desenvolverem em um cotidiano rico.

​

Em 2023, a escola recebeu o selo internacional Learning by Languages, consolidando-a como a primeira instituição brasileira a receber a certificação. Com ela, a Parlenda passa a ser também a única escola de educação infantil reconhecidamente capaz de formar outros pedagogos de acordo com esse método.

Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, falar inglês. Sete, oito, comer biscoitos. Nove, dez, comer pastéis.

Abordagem Pikler,
bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento

A abordagem Pikler é um referência para o desenho dos espaços das salas de referência e nos acompanha na escolha dos mobiliários e brinquedos disponibilizados aos bebês, assim como na construção de uma rotina que garante e promove o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento.

Nossa premissa é validar a potência das iniciativas infantis,  considerar  a construção da autonomia pela criança em seu processo de desenvolvimento, propiciar o movimento livre e garantir que o acompanhamento dos adultos seja atravessado pela atitude ética de cuidado e atenção às suas necessidades, interesses e demandas.

Bebê andando no chão_edited.jpg
emmi-pikler-1.jpeg

Emmi Pikler

Emmi Pikler foi uma pediatra húngara que fundou em 1946 o Instituto Lóczy, um local de acolhimento para bebês e crianças órfãs. Por meio do rigoroso acompanhamento das crianças e de uma atenção às práticas de cuidado, surgiu uma abordagem que nos ensina sobre a ética e sobre as competências das crianças, desde bebês.

Pedagogia da Infância e Saberes Locais

A produção de pesquisadores e professores brasileiros também é uma contínua fonte de inspiração para o desenho da proposta educativa da Escola Parlenda. Nos últimos anos, o campo da educação infantil tem se consolidado no âmbito da pesquisa e da prática a partir do reconhecimento da especificidade da docência com crianças de 0 a 6 anos. Por isso, em nossa escola, desejamos acolher as crianças e as infâncias. Isso significa valorizar o brincar, a cultura, a natureza e as narrativas infantis.

​

Estamos continuamente em contato com a universidade e participamos da realização de pesquisas sobre a educação infantil. Assim, podemos elaborar teorias a partir da prática e garantir que todos os nossos professores acompanhem as discussões mais recentes da área, proporcionando sempre uma educação infantil de qualidade.