CARTA DE IDENTIDADE

A Parlenda nasceu em agosto de 2014, fundada por Sônia Sillas e Ivanir Dedecek. Uma escola que prima pela valorização das infâncias e tem como referências as abordagens de Reggio Emilia (Itália) e de Pikler-Lóczy (Hungria), com foco em uma prática educativa voltada para a multiplicidade de oportunidades e vivências com as linguagens da cultura e o exercício da autonomia pelas crianças. A proposta pedagógica se estrutura nos eixos Interações, Brincadeira, Arte e Natureza. 

A Parlenda proporciona um ambiente educativo onde as relações de respeito e autoria são alicerçadas no ambiente natural e cultural. Com essa perspectiva relacional, crianças, famílias e escola estabelecem conexões e diálogos, ativam suas escutas e educam-se para e pela diferença.

Com o compromisso de contemplar as orientações nacionais, reiteramos a concepção de criança, entendida como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Compreendemos o espaço como um dos componentes da proposta pedagógica e que tem grande importância para as descobertas e aprendizagens da comunidade educativa. Os adultos preparam os ambientes levando em conta as dimensões estética, sonora, sensorial, investigativa, entre outros, a fim de acolher os interesses, os tempos, as necessidades das crianças e provocar a vivência e o enriquecimento de suas experiências.

A arte, um dos eixos da proposta, configura campo da expressividade da criança, pelo qual ela manifesta suas percepções, desenvolve a linguagem da sensibilidade, experimenta e explora sua capacidade simbólica, realiza produções que concretizam sua perspectiva criativa sobre o vivido, atravessando a escola de referências significativas.

A grandeza do ambiente natural da Parlenda impele adultos e crianças a significarem suas vivências cotidianas pelo contato com elementos que preenchem a vida com  experiências. Assim, o encontro com a sazonalidade e as transformações, propicia a oportunidade de observar seus ritmos, formas  e particularidades que caracterizam os elementos naturais, ciclos e fenômenos. Habitando os recantos do Quintal, as crianças constroem uma relação com a natureza e descobrem sua potência ao desenvolverem habilidades e constituírem esse ambiente como um lugar de brincar, se relacionar e vivenciar valores.

A história da Parlenda se constrói cotidianamente, inter-relacionando os processos vividos pelas crianças, a prática educativa e uma cultura de comunidade em que os valores da autonomia, cooperação, solidariedade e respeito, são refletidos e qualificados pela diversidade, criatividade e sustentabilidade. 

Terra • Água • Fogo • Ar

A logo da Escola Parlenda representa os quatro elementos. O quinto elemento é o ser humano.

A terra é o chão
Onde se planta a semente
E se cravam os pés
Feito bandeira.
No fogo tudo começa
E termina:
Transmutação.
Os pensamentos são o ar
Que nada aprisiona,

Nenhuma barreira.
Sentimentos são água,
Oceano de emoções
Fazendo e refazendo o mundo.
Equilibrar dentro do corpo
E da alma
Os quatro elementos,
Essa a tarefa do dia-a-dia,
Exercício de magia.

O homem e os 4 elementos - Roseana Murray

Open chat