CASA DOS BEBÊS

Bebês de 4 meses a 2 anos

Espaço pensado para atender às necessidades, demandas e possibilidades interativas dos bebês, privilegiando um espaço externo para o contato com a natureza em um ambiente agradável e comprometido com o bem-estar de cada uma das crianças.

Colinho

Colinho lembra acolhida, carinho, cuidado, cheiro de mãe, mãos que afagam, protegem e confortam. 

Na Escola Parlenda, colinho também significa uma ação intencional que apresenta o mundo aos bebês de modo respeitoso. Em  diferentes momentos que marcam a nossa rotina de alimentação, sono, cuidados pessoais, exploração, movimentação e interação entre pares tais ações se fazem presente e recebem essa atenção. 

Consideramos que as oportunidades  de descobertas de si e do outro que oferecemos aos bebês, por meio do movimento livre, com a participação do adulto de forma atenta e respeitosa, em um ambiente desafiador, possibilitam o seu desenvolvimento e sua formação como sujeitos ativos e protagonistas de suas conquistas. Isso acontece em um ambiente harmonioso e permeado de afeto, onde as crianças, desde bebês, podem desenvolver sua condição humana e aprender a ser, a conviver, a aprender e a fazer.

Pezinho

Pezinhos lembram rastros no caminho, aprendizagens, crescimento,  construção da autonomia. Pezinhos levam a descobertas, a novas experiências e ao cotidiano de vida!

Caminhar, um dos marcos mais importantes da vida da criança!

Na Escola Parlenda, o Pezinho corresponde à ação de acompanhar os bebês, valorizando suas potentes iniciativas, celebrando os começos e gestos inaugurais que, cotidianamente transformam-se em conquistas,  novas expressões e movimentações. O pezinho traduz o  potencial da capacidade das crianças de movimentação livre e em pé  no espaço.

Nesse contexto, a ação da criança, é mobilizada pelo interesse e o desejo de investigar o mundo por meio desta nova posição. A verticalidade e a conquista gradativa da marcha lhe possibilita descobrir o entorno, o outro e a si mesma a partir de novos pontos de vista. Por  isso, os desafios do ambiente convidam as crianças a experimentarem o equilíbrio do próprio corpo, assumindo novas posições e aprimorando habilidades adquiridas.

Open chat