10mil m² de área verde
Organizamos o nosso espaço de maneira que as crianças sintam-se acolhidas, para que os vínculos de afeto e cuidado sejam estabelecidos com segurança e respeito e as possibilidades de aprendizagens significativas correspondam ao momento de vida das crianças, de suas condições internas sobre o que as mobilizam na busca por conhecer, experimentar, explorar.
Quintal
Entendemos que o quintal de uma escola da infância é um grande laboratório onde crianças e adultos assumem o seu lugar na relação com e na natureza. Vivenciar um cotidiano a céu aberto significa poder construir uma experiência estética que abrange fascínios e descobertas. A relação com as miudezas ou com as lindas surpresas que grandiosas árvores oferecem, aguçam a curiosidade das crianças, suscitam o imaginário, promovem a elaboração de perguntas e possibilitam uma gama de assuntos que podem ser discutidos e compartilhados entre crianças e adultos.
Organizamos o nosso espaço de maneira que as crianças sintam-se acolhidas e possam conhecer, experimentar e explorar o mundo a partir de seus interesses e necessidades. Em um espaço plural e diversificado, cada criança é respeitada em sua trajetória, encontrando na natureza e nos ateliês o suporte necessário para manter viva a sua curiosidade.
O Ateliê e as Linguagens
Pensar nas crianças considerando as suas potencialidades em se expressar por meio de múltiplas linguagens implica na promoção de espaços, cenários e propostas que atendam ao seu desejo investigativo e a sua vontade de conhecer o mundo e interpretá-lo. O ateliê e os mini-ateliês são espaços que as permitem acionar sua inteligência e produzir teorias provisórias sobre os mais variados temas.
O Ateliê deve ser entendido como um ambiente que convida ao pensamento divergente, à investigação e à expressão por meio de múltiplas linguagens, tais como a linguagem dos gestos, do olhar, do corpo, a linguagem pictórico-gráfica, a linguagem digital e da luz, a linguagem científica, a linguagem da natureza, a linguagem dos alimentos, a linguagem da argila, a linguagem musical, dentre outras.
O ateliê também deve ser entendido como a própria atmosfera que compõem a escola, validando a especial atenção que destinamos à constituição de um ambiente amável, em que as linguagens e interesses das crianças revistam os ambientes tal qual uma segunda pele da escola.
Neste lugar pratica-se uma outra relação com o tempo: as crianças exercem suas pesquisas e atuam sobre as materialidades conforme aquilo que as mobiliza, garantindo a todos o direito da descoberta.
Mini Ateliês
Espaços circunscritos e planejados com intencionalidade de atender a uma ou mais linguagens: sensorial, gráfica, da luz, digital, oral, corporal… A escolha e variedade de materiais que compõem esse ambiente propiciam o uso dessas linguagens e o aprofundamento das hipóteses e investigações por parte das crianças.
Territórios de aprendizagens
Varandas, decks, praças, território de água e de construtividade, parque de areia, cozinha de lama, circuitos motores...
Estes são espaços onde as crianças podem aprofundar suas pesquisas e dar continuidade às brincadeiras, pois eles são cuidadosamente pensados de modo a dar o suporte necessário para a aprendizagem e a acolhida das culturas infantis.
Refeitórios
A linguagem da comida tem centralidade em nossa proposta pedagógica. Por isso, os refeitórios são locais onde elas podem construir uma rica cultura alimentar, encontrar-se com os seus amigos e, assim, nutrir-se de palavras, sabores, texturas, cores e aromas. Elas arrumam a mesa, escrevem o cardápio, servem-se sozinhas e descobrem novos modos de se alimentar.
Salas de Referência
Cada grupo tem a sua própria sala de referência. Este é um espaço que reflete a identidade de cada turma, armazena as suas produções, abriga as memórias do vivido e restitui às crianças por meio de documentações aquilo que se investiga e se aprende diariamente.
Recantos dos bebês
A natureza também é um lugar dos bebês. Estes espaços, demarcados pela atmosfera natural repleta de plantas, oferecem às crianças a oportunidade de se relacionar com a natureza, vivenciar propostas do lado de fora e conviver com crianças de outras idades.