O COTIDIANO EDUCATIVO

Organização dos grupos

A Escola Parlenda atende crianças de 4 meses a 5 anos de idade distribuídas nas turmas de Colinho, Pezinho, Infantil II, Infantil III, Infantil IV, Infantil V e Infantil VI (para crianças que completam 6 anos após 31 de março).

“Dedo mindinho. Seu vizinho. Pai de todos. Fura bolo. Mata piolho.”

Acolhimento da criança e família na escola

O momento de familiarização constitui-se uma oportunidade para que, de um lado as professoras possam conhecer as particularidades de cada criança, e de outro lado as famílias percebam o funcionamento desse espaço coletivo que é uma instituição educativa e as  ações, providas de intencionalidade pedagógica, que a diferenciam do ambiente familiar. 

Seja qual for a idade de criança, do Berçário ao Infantil, seu primeiro contato com um espaço coletivo, onde há outros sujeitos – bebês, crianças maiores e adultos – com quem passam a estabelecer suas primeiras relações de afeto e de descoberta, diferenciadas das relações familiares, exige respeito ao seu tempo para sentir-se segura e inserida.

“Uni duni tê. Salamê minguê. O sorvete colorido. O escolhido foi você!”

Alimentação

O nosso cardápio é elaborado por uma nutricionista que acompanha e orienta semanalmente a produção das refeições, com uma proposta de alimentação saudável. Dentre os alimentos, privilegiamos produtos com maior valor nutritivo, incluindo fibras, frutas da estação, sucos naturais e verduras da nossa horta sempre que possível. 

No Período Regular são oferecidas  duas refeições: uma no meio da tarde e outra ao final da tarde. Ao final da tarde servimos sopa para as turmas de Colinho, Pezinho e Infantil II e para as turmas dos Infantis III, IV e V acontece o ritual da hora da fruta.

No período Intermediário além das duas refeições da tarde servimos o almoço.

No período Integral além das 3 refeições do intermediário servimos o café da manhã.

“Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Menininha quando dorme, põe a mão no coração.”

Saúde

A Escola Parlenda oferece o serviço de cuidados de saúde, com profissional da área, que integra a equipe da instituição no cotidiano, atendendo às diversas situações que envolvem o bem-estar das crianças e dos adultos. 

Dentre suas atividades, o profissional da saúde  orienta as ações de cuidados no sentido do asseio e higiene, realiza a anamnese das novas crianças, acompanha processos que envolvem a alimentação, e os sintomas, a serem observados no contexto coletivo, que representem indícios de quaisquer quadros de debilitação da saúde das crianças.

“Corre cutia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita, do meu coração. Um, dois, três!”

Horários

Jornada Integral – abrange os períodos da manhã e da tarde e pode se diferenciar de acordo com a demanda das famílias em relação ao horário de chegada. 

O horário varia de acordo com os momentos oferecidos no período da manhã e que envolvem a alimentação: 

  • 08h00 com café da manhã; ( período integral) 
  • 10h30 com almoço (período intermediário).

Jornada Parcial – corresponde ao Período Regular de oferta das turmas, os grupos estão organizados  por idade.

  • Horário: a partir das 13h00  ocorre a  acolhida e a  jornada da turma tem início  às 13h30, finalizando com a despedida às  17h30.

“Salada, saladinha, bem temperadinha com sal, pimenta. Fogo, foguinho, fogão!”

escola-parlenda-crianças-desenhando
Open chat