top of page
Mão de criança e tronco de árvore

Blog

Textos e notícias pedagógicas

Escola Parlenda

A linguagem da luz na Parlenda


A linguagem da luz é pura poesia e, por isso, na escola da infância, é uma linguagem que nos é muito cara. Permite a criação de sombras, fenômenos reflexivos, refratários e de projeção. Ela modifica objetos e seres, compõe cenários, ilusões de ótica, conduz pesquisas em relação ao distanciamento entre corpos e as fontes de luz, que mudam de dimensões.


Sobre uma mesa luminosa, as nuances de elementos naturais são percebidas em detalhes. As cores e transparências de um desenho remetem aos seres encantados e seus esconderijos na natureza. Contra a fonte luminosa, é possível ainda brincar com as sombras, fazendo-as interagir com cenários projetados.




Ao utilizarem a luz como recurso expressivo, as crianças dão vida à imaginação, brincando de criar narrativas a partir do manuseio de materiais ricos e diversos, escolhidos e apresentados de forma intencional pelos professores e atelieristas.


Por essa versatilidade, a linguagem da luz encanta, emergindo na percepção das cores e na dicotomia do claro e do escuro. Segundo Vecchi (2017, p. 53), esse recurso, seja utilizando luz natural ou artificial, pode ser uma fonte surpreendente de descobertas, “uma fascinante cenografia para contar histórias ou para mergulhar o corpo na imagem”.




Anamélia Sampaio

Atelierista



119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • WhatsApp Parlenda
bottom of page